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Área de Atuação

As experiências em Instituições de Saúde e na indústria hoteleira nos qualificam a prestar orientações em todas as etapas de desenvolvimento e operação de hospitais, laboratórios, clínicas e hotéis desde a definição do conceito de serviços prestados até o acompanhamento, desenvolvimento e treinamento operacional.

Cada vez mais, verificamos nas Instituições de Saúde, uma busca maior no relacionamento com o cliente, por uma melhor hotelaria e por melhores serviços. 
Da mesma forma, percebe-se uma busca maior nos últimos anos por profissionalizar seus gestores e toda a equipe técnica.
 
As Instituições de Saúde necessitam de profissionais mais bem preparados nestas funções para conseguirem fidelizar seus clientes, racionalizar atividades, evitar retrabalho, eliminar desperdícios e ganhar eficiência. 
 
Resultados medidos nos últimos anos demonstram que esta área é capaz de otimizar o serviço assistencial, liberando o setor de enfermagem das tarefas não assistenciais.  As pesquisas na área dão conta que em hospitais com um modelo que contemple a área de hotelaria hospitalar, evitam que as demandas não assistenciais sejam realizadas pelo Departamento de Enfermagem. Esta área chega a ocupar em aproximadamente 25% de seu tempo com aspectos diversos da hotelaria e solicitacoes nao assistenciais
 
A Hospitallidade Consultoria também apoia a área de Educação Continuada no desenvolvimento de toda a equipe de assistência (enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas) na Excelência do Atendimento ao Cliente e no desenvolvimento dos processos relacionados à prestação de serviços.
 
Por onde começar?

Entendemos que um projeto que pretenda dar início a um programa de hotelaria em Instituições de Saúde tenha diversas frentes de atuação. Normalmente damos início com uma avaliação do organograma e dos serviços prestados. Quando reunimos as áreas de apoio em uma gerência de hotelaria, deixamos de fragmentar as competências de atendimento ao cliente das diversas equipes, criando uma maior colaboração entre os setores envolvidos e possibilitando racionalizar diversos processos.
 
Outro aspecto é determinar um orçamento, planificar seus gastos e criar sistemas de rateio para transferir seus gastos às unidades de negócio geradoras de receitas.
 
Também realizamos uma revisão dos fluxos e interfaces, podendo tornar os processos hospitalares menos burocráticos e mais atenciosos ao seu usuário. Neste, todos os setores são contemplados, a integração deve contemplar inclusive as ações de manutenção predial à uma visão mais hoteleira, no sentido de não permitir a deterioração das instalações. 
 
Também consideramos um trabalho de eleger os indicadores da área e as medidas de performance e assim como a capacitação de toda a equipe comprometendo-a com serviços ao cliente.
 
Realizamos como manutenção do nível de qualidade implantada o serviço de cliente oculto, podendo avaliar quaisquer áreas de contato do hospital com o cliente. 
 
Processos

Um dos importantes trabalhos que apoiamos as Instituições de Saúde está na eficiência da hotelaria. Hoje em dia, a velocidade é uma vantagem competitiva. O gerenciamento do giro do leito,afeta diretamente o faturamento e a percepção do cliente em relação aos tempos de espera. Quando fazemos o paciente esperar menos, melhoramos nos volumes de negócios, na “entrega” para o cliente e o surpreendemos positivamente.
 
Quando todos os padrões estão descritos e medidos, garantimos uma eficiência e um encaixe entre as atividades que nos fazem deixar de desperdiçar recursos físicos, econômicos e humanos.  
 
Outro aspecto é custeando adequadamente todos os gastos indiretos gerados pelos serviços de apoio e transferindo estes gastos aos setores geradores, apropriando adequadamente, para uma tomada de decisão sem distorções numéricas.